blog i top!

Expansão linguística no mundo
28 Abr
Expansão linguística no mundo

    Nos tempos de hoje, é indiscutível a vantagem de ser no mínimo bilíngue e ter em seu arsenal a fluência em línguas como Inglês e Espanhol. Em era de globalização, são muito importantes o inglês como ferramenta de contato entre pessoas de diferentes nações e culturas, e o Espanhol (Principalmente para nós brasileiros), como artifício de comunicação entre nossos vizinhos daqui da américa latina. 

    Do nosso ponto de vista, geralmente sabemos que somos um dos únicos países falantes de português, além de Portugal, mas paramos pouco para pensar no quanto essas duas línguas são globalizadas. É como pensar em Estados Unidos e Inglaterra quando pensamos em países falantes de Inglês, ou Argentina, México e Espanha, para países falantes de Espanhol. No entanto, essas línguas não são apenas grandes ferramentas, mas são parte da cultura de muitos países ao redor do mundo, que têm essas línguas como idiomas oficiais da nação, por causa de sua história como colônia de uma das duas grandes potências. Aqui abaixo, listamos alguns países que têm em sua origem colonização britânica ou espanhola e que por conta disso tem o Inglês ou o Espanhol, respectivamente, como línguas oficiais:

 

Inglês

 
  1. Inglaterra, Irlandas, Escócia - As famosas ilhas britânicas, são confundidas muitas vezes com a inglaterra, porém dentro delas, existem diversas nações nas quais o Inglês foi originado, e de onde o imperialismo da língua inglesa se expandiu.

  2. Estados Unidos da América - Supresa para poucos, os Estados Unidos é claramente a referência mundial tanto como país falante de inglês quanto economicamente. Colonizado inicialmente pela inglaterra por volta do século XVI, atingiu o status de nação separada e independente por volta do século XVIII.

  3. Austrália - Ocupada pelo Reino Unido por volta do século XVIII, foi povoada inicialmente por tripulantes de navios de criminosos e serviu muito tempo como uma colônia britânica de criminosos e exilados.

  4. África do Sul - Se você lembrar dos seu estudos de história Européia e imperialismo, deve saber que a África foi o principal alvo de exploração e colonização das nações Européias e a região hoje denominada África do Sul não é exceção. Inicialmente usada como ponto de parada para viagens longas entre a Europa e Ásia, eventualmente se consolidou como nação independente por volta do século XIX.


Espanhol

 
  1. Espanha - Origem da língua espanhola, foi um país, assim como Portugal, que teve direta influência de migrações e algomerações Européias após o colapso do Império Romano por volta do século V e que evoluíram e consolidaram diversos dialetos do Latim na língua castelhana e, posteriormente, o Espanhol.

  2. A maioria dos Países da América Latina - Assim como a Inglaterra, a Espanha teve sua parte em expandir seu território e concentrou grande parte de suas colônias aqui na América Latina (Do Sul e Central) em territórios que viriam a ser consolidados como: Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Colômbia Peru, Guatemala, Honduras, Porto Rico Etc.

  3. Cuba - Pertinho dos Estados Unidos, A Espanha também conseguiu colonizar uma ilha caribenha que viria a se tornar a famosa Cuba por volta do século XVI e foi primeiramente “descoberta” pelo famoso Cristóvão Colombo, que morreu acreditando que a ilha se tratava na verdade de uma península do território norte-americano.

  4. México - Inicialmente local de civilizações indígenas antigas como os Olmecas, Astecas, Toltecas e os Maias, o méxico foi ocupado pela Espanha pelo século XVI, porém só se tornando colônia ativa da mesma dois séculos mais tarde. 


Conseguiu aprender um pouco mais da expansão linguística neste blog? Talvez Essas duas línguas te pareçam bem mais interessantes agora que você sabe um pouquinho mais sobre elas! Que tal aprendê-las conosco? Agende já sua aula experimental e se sinta mais próximo dessas duas culturas riquíssimas que são oa Inglês e o Espanhol!

 

I Top Idiomas 2017