O segredo em aprender um novo idioma
Quando vamos aprender um idioma, sempre começamos a traduzir na nossa cabeça as palavras novas, expressões e tudo o mais que aprendemos para a nossa língua materna. Precisamos entender porém que, para aprender uma língua, devemos aprender a não só falar ou ler, mas também a pensar nesse novo idioma, para realmente conseguirmos aprender a falar de forma natural e fluente.
Para aprender um idioma devemos passar por várias etapas, e uma delas é aprender o vocabulário. Pode parecer muito mais fácil traduzir o vocabulário para a sua língua, mas se você, ao invés disso, apenas aceitar e compreender o novo significado dessa nova palavra, você, além de exercitar novas partes do seu cérebro e promover o aprendizado, estará gravando e memorizando essa palavra para sempre, diferente de apenas aprender a palavra na sua língua.
Quando aprendemos algo pela primeira vez, na nossa língua, nosso cérebro registra uma nova sinapse no nosso cérebro, um novo sinal elétrico que ficará gravado e registrado para sempre e cada sinal é único, pois são novos registros que o nosso cérebro cria. Porém, quando aprendemos um novo idioma, nosso cérebro pode processar de duas maneiras: criando novas sinapses ou apenas ativando registros antigos que já temos.
Como vimos anteriormente, nosso cérebro consegue apenas criar novas sinapses e registros quando vimos algo único e exclusivo pela primeira vez então, aprendendo um novo idioma, não devemos traduzir novas palavras, mas sim entendê-las em seu sentido e significado na língua a qual pertence, dessa forma nosso cérebro irá gravar e registrar e ativar essa nova conexão toda vez que você receber o estímulo relacionado a tal conexão, por exemplo, ao ler certas palavras em um livro ou ao ouvir tais palavras sendo faladas em um filme.
Podemos claramente concluir então que a melhor maneira de se aprender uma língua é apenas por compreensão e associação, mas nunca a tradução, pois essa última irá apenas nos prejudicar e criar processos a mais pelos quais nosso cérebro precisa passar antes de compreender uma frase, o que dificulta mais ainda o entendimento da língua nova. Quer aprender um idioma? Pense nesse idioma o máximo que puder e em pouco tempo você estará fluente.