Enghish in a Job market
As grandes empresas no mundo dos negócios estão cada dia mais exigentes e a competitividade no trabalho é maior, dominar uma segunda língua não é mais uma opção, o Inglês sendo uma das línguas mais faladas no mundo abre portas, gera novas oportunidades para aspirantes a um trabalho melhor cada dia. Nesse cenário, é fundamental investir no desenvolvimento de seus filhos em algumas competências, pensando no futuro profissional deles. Afinal, se você sabe qual a importância do inglês no mercado de trabalho, a fluência pode ser um diferencial.
O inglês já faz parte do nosso dia a dia, afinal usamos expressões e conceitos do idioma em diferentes situações, seja no ambiente de trabalho ou mesmo em um momento de lazer. Consequentemente, tal tendência se expande para o mercado, que busca por profissionais cada vez mais capacitados.
Parte dessa capacitação está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma língua como o inglês. Não à toa, um estudo da Page Personnel mostra que 60% das vagas atualmente já buscam por candidatos que saibam falar o idioma. Em dez anos, a pesquisa indica que a língua vai deixar de ser um diferencial e se tornar um requisito básico.
Além disso, por mais que a economia brasileira não viva seus melhores momentos, muitas empresas passaram a atuar no país, especialmente startups e organizações mais disruptivas (como a Uber). A gigante norte-americana Amazon, por exemplo, escolheu o Rio de Janeiro para abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.
A cada ano, uma série de avaliações são feitas nas companhias de todo o mundo para definir quais são as melhores empresas para se trabalhar, levando em conta fatores como qualidade de vida, ambiente de trabalho e clima organizacional, remuneração oferecida, índice de funcionários com problemas de estresse e níveis de satisfação de colaboradores, entre outros.
Das 50 melhores empresas eleitas nos EUA, cerca de 30 também contam com atuação no Brasil, abrindo oportunidades para que os profissionais daqui também possam desfrutar das práticas norte-americanas que tanto satisfazem seus colaboradores.
Segue uma pequena lista de cinco companhias norte-americanas que estão no Brasil e são consideradas entre as melhores empresas para se trabalhar no mundo:
Biogen Idec
A empresa de Massachussetts atua no ramo farmacêutico focado em drogas para desordens neurológicas e para o tratamento do câncer e inclui horários flexíveis entre suas práticas. É a 2ª mais bem colocada entre as melhores empresas.
Colgate Palmolive
De Nova Iorque, a empresa é a 4ª mais bem posicionada, tendo quesitos como satisfação de funcionários e flexibilidade de horários em alta.
Huntsman
De Salt Lake City, em Utah, a multinacional que atua na fabricação de produtos químicos Huntsman também se destaca pela flexibilidade de horários e nível de satisfação de seus funcionários – que a posicionaram como 7ª melhor empresa para trabalhar nos EUA.
Uma das maiores empresas do mundo, a Google – de Montain View, na California – já foi considerada na primeira posição no ranking de empresas mundiais, também se encontra no Brasil.
MasterCard
Ganhando boas notas de seus funcionários nos quesitos de flexibilidade de horários e satisfação no cargo atual, a MasterCard ocupa a 14ª posição no ranking.
Então, resumindo sobre a importância de falar inglês no Brasil, se vc quer ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho, tem que se preparar e investir no seu futuro e ir com garra e força que vai dar tudo certo.
Gostou do blog? Venha para a ITOP e agende uma aula experimental de inglês, espanhol ou italiano, e aprenda com os melhores profissionais.