Inglês no mercado de trabalho
Como estão os planos para o seu inglês esse ano?
Todo começo de ano há uma grande movimentação por parte das pessoas para se aprender uma nova língua, e o inglês é a que é a mais procurada. Seja a motivação praticar, desenferrujar, ser um complemento ao inglês da escola, ou apenas para se virar melhor no exterior, todas essas pessoas começam o ano empolgadas para estudar a língua. Há também aqueles que procuram o inglês para dar uma enfeitada no currículo, e a vaga dos sonhos tem a fluência como requerimento.
Você sabia que, dentro do mercado de trabalho, existem tipos diferentes de proficiência em inglês que variam de acordo com a vaga que vocês está aplicando? Cada emprego existe seu foco em específico, portanto existem áreas de conhecimento dentro da língua que podem ser muito mais úteis em alguns cargos mais que em outros. Dentro dessas áreas, separamos algumas que são mais recorrentes para poder te ajudar a se especializar no aprendizado, visando a vaga que você almeja:
Staff: Se a vaga que você procura envolve lidar com serviços prestados a clientes, geralmente no exterior, como por exemplo garçom, recepcionista, ou até secretário, o seu nível de inglês não precisa ser dos mais avançados. Você precisa se concentrar em melhorar a sua fluência no sentido de compreender e ser compreendido rapidamente, e estudar o vocabulário específico que você entrará em contato exercendo a função. Dentre todos, o requisito mais baixo.
Assistência ao cliente estrangeiro: Dentro da empresa que você estiver trabalhando, sempre é bem vinda a fluência em inglês para se lidar com clientes estrangeiros, ou até para se fazer um serviço no exterior. Sua fluência precisa ser clara e de modo que seja fácil de expor ideias e sugestões, além ser capaz de compreender diferentes sotaques.
Técnico/Engenheiro: Parecido com o anterior, mas mais exigente, é preciso ter uma fluência natural ao ponto de não serem abertas brechas de desentendimento, pois se o cargo que você está desempenhando é bastante técnico, informações precisam ser passadas de forma rápida e clara. Você também precisará ter extenso conhecimento do vocabulário e jargões da área em inglês.
Business: De todas a mais exigente, a área de business não abre espaço para erro. Para fazer uma boa venda ou contrato, é preciso ser fluente de forma natural a ponto de não poderem ser transparecidos sinais de dúvida ou insegurança. O vocabulário não deve ser só extenso como também de alta qualidade. Aprender expressar a mesma ideia de vários jeitos possíveis é requisito fundamental, e quanto maior a eloquência, melhor. É preciso dizer também que a pronúncia deve ser muito bem trabalhada, quanto menos sotaque, melhor.
E aí? Gostou das dicas? Agora você já pode começar a focar o seu aprendizado em inglês mirando no cargo que você está almejando no momento! Se precisar de ajuda para aprender um segundo idioma, venha visitar nossa escola e agende uma aula experimental, nós temos opções de aulas VIP, em grupo, via WhatsApp ou Skype, além de aulas personalizadas para o aluno ou até dentro da sua empresa! Venha falar inglês fluente conosco!