Novo ano, new me!
Como foram de férias? Estão prontos para a volta às aulas?
Todo ano, é um costume bem globalizado entre os meses de Dezembro e Janeiro fazer viagens, descansar do trabalho durante o ano inteiro, ter novas memórias junto à família e amigos, e até mesmo meditar sobre o ano velho e planejar, se preparar para o ano novo que segue. Durante essa preparação, é muito comum vermos pessoas se planejando para novas experiências, novas rotinas e atividades que geralmente têm a finalidade de começar o ano com “O pé direito”. Coisas como começar a frequentar a academia, fazer exercício físico, cuidar da saúde mental, aprender um novo idioma, entre outros, são exemplos de atividades que vêm com essa mentalidade de mudança no começo do ano, que é tipicamente acompanhada da frase/mantra em inglês: “New Year, New me”.
O “New Year, New Me” , apesar de muitas vezes ser considerado clichê, é potencialmente um mantra muito poderoso para colocar energia em relação à mudança e à ação. Se um desses “Novos Vocês” quiser começar o ano aprendendo ou aprimorando um idioma secundário, temos algumas dicas para você aproveitar o máximo da sua vontade de mudança:
-
Continue suas aulas/ Principal fonte de Estudo: É importante, sempre que já estiver matriculado em uma escola de idiomas, continuar suas aulas para que você não fique parado e coloque em prática todo o seu conhecimento acumulado até então. Se principal fonte de estudo for outra, como vídeo-aulas, ou se você estuda por conta própria em casa, também é importante continuar com a sua rotina de estudos ou até mesmo aumentá-la para praticar cada vez mais.
-
Coloque-se no contexto: Esta dica é importantíssima para deixar o seu aprendizado mais fluido e também mais rápido. Assistir filmes na língua que está aprendendo, ouvir músicas, assistir vídeos sobre qualquer assunto na mesma língua e até pesquisar suas dúvidas sobre assuntos cotidianos na mesma. Quanto mais você se expor ao idioma que está tentando aprender, melhor. Este é um jeito quase passivo de se aprender quando se torna proficiente o suficiente em compreensão auditiva, pois você pode aprender e absorver conteúdo ao mesmo tempo em que não está focando especificamente em estudar, e até se divertir no processo.
-
Respeite seu tempo/ Não se compare: É importante entender que cada pessoa é um indivíduo com habilidades, gostos, sonhos e proficiências diferentes. Às vezes olhamos ao nosso redor e parece que todos estão fluentes menos nós. Mesmo isso podendo ser verdade, isso não quer dizer que está perdendo. Quer dizer que que você está aprendendo talvez um pouco mais devagar do que a quem você está se comparando. Ainda há quem diz que quem aprende devagar aprende mas nunca esquece.
E por último,
-
Não desista! Foque no seu processo, reconheça cada passo e comemore cada progresso e conquista! Quando menos se esperar você se dará conta estará supreso com o seu nível!
Se estiver interessado em começar aulas de um novo idioma ou pretende falar inglês fluente considere fazer uma aula experimental conosco! Agendamos aulas personalizadas, VIP, em grupo, via Skype ou WhatsApp, e até ensinamos na sua Empresa! Bom começo de ano!