Dia do São Valentim e suas origens
Poucos sabem sobre a origem do Dia do São Valentim, mais conhecido como o Dias dos Namorados ou Valentines Day. Então de onde vem essa data?
Segundo historiadores, a comemoração se inicia na antiga Roma, onde o Imperador Claudius II teria executado dois homens (ambos chamados Valentim), no dia 14 de Fevereiro ( segundo o antigo calendário romano). Dessa forma a igreja católica iniciaria a comemoração do dia do São Valentim. Mas e qual a relação disso como dia dos namorados?
Geralmente, nesta data, entre os dias 13 e 15 de Fevereiro, os romanos faziam rituais onde comemoravam e sorteavam nomes de homens e mulheres aleatoriamente a fim de criar novos casais. Sendo assim a data ficou conhecida como a data da formação de novos casais, por isso Dia dos Namorados.
Com o passar dos anos, o feriado se tornou mais romântico, com diversos romancistas, comoShakespeare, criando cartões e mensagens de amor para as mulheres, se tornando formas de mostrar afeição e carinho pela pessoa amada.
Hoje em dia, porém, o feriado se tornou uma data de gastar com a pessoa com quem ama, comprando chocolates, jóias, cartões e presentes cada vez mais exorbitantes para demonstrar seu amor e carinho pela pessoa amada. As vendas do dia dos namorados chegaram a USD 17.6 bilhões no ano de2010, apenas nos Estados Unidos, e as estimativas indicam que o valor continuará a subir cada vez mais.
Mas essas são apenas teorias e histórias de como a data pode ter surgido, além de alguns fatos numéricos ou assustadores, mas, o que realmente importa é como você comemora o seu Valentines Day.
Irá passar seguindo o SAD way (Single Awareness Day - Dia da Consciência Solteira), assistindo filmes e comendo pipoca sozinho no quarto, aproveitando a solidão e sua individualidade, ou irá passar seu Valentines Day com alguém querido?