O Uso de Aplicativos para Aprender um Idioma
Nos vemos cada vez mais em um mundo cercado de tecnologia, onde a todo instante novos estímulos visuais são apresentados em nossos celulares, computadores e tablets, e em alguns casos surpreendentes, até mesmo nos espelhos, geladeiras e máquinas de lavar, capazes de se conectar em redes sociais. E com isso veio a criação de centenas de aplicativos para esses mesmos aparelhos que utilizamos todos os dias. Mas como podemos fazer uso dessas ferramentas para termos um aprendizado melhor?
Primeiro, vamos começar pelo fato de que nem todos os aplicativos que prometem fazer algo são realmente capazes de fazer aquilo, e no que se trata de aprender um idioma, isso é ainda mais verdade. Devemos sempre procurar por recomendações de professores, amigos ou páginas especializadas online que possam nos indicar os melhores aplicativos para aprender um novo idioma.
Em seguida devemos nos lembrar que aplicativos são apenas uma ferramenta, e não devem ser utilizados como única forma de contato com um novo idioma. Eles não irão te ensinar por conta própria. Procure auxílio de um professor ou até mesmos de outros aplicativos para realmente conseguir aprender o idioma que deseja.
E o mais importante de tudo está nas regras que você criar e no seu próprio empenho. Muitas pessoas acham que estudando uma vez por semana, abrindo um aplicativo por dez minutos os fará fluentes em um idioma. Isso não poderia ser mais distante da verdade. Aprendizado deve ser uma coisa regrada, constante e disciplinada, seja qual for o tema que você quer aprender, mas isso é ainda mais verdade quando se trata de um idioma, que geralmente leva anos a ser dominado corretamente.
Foque seus estudos, crie regras, horários e faça uso de diversos aplicativos diferentes e ferramentas que podem auxiliar sim seu aprendizado, mas não esperem que eles o façam por conta própria. Seu empenho, dedicação e esforço é o que dirão à você se você irá aprender ou não um novo idioma.