Livros no Aprendizado de uma Nova Língua
Hoje em dia o interesse por livros, histórias em quadrinho e todas as atividades relacionadas está cada vez menor, uma vez que as pessoas estão optando por meios de entretenimento mais fáceis, como por exemplo o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e outros serviços eletrônicos e de acesso à informações, vídeos e áudios. Livros eram e ainda são em algumas partes do mundo, a maior fonte de conhecimento que temos.
Toda a informação de nossa história, assim como o registro dessas informações foi apenas dada através da escrita, em pergaminhos, livros, tábuas marcadas, onde pouco a pouco fomos aprimorando a capacidade de armazenamento e também sua disponibilidade ao público geral. Com isso o conhecimento passado através do livros se tornou a mais fácil fonte de conhecimento e entretenimento no passado.
Essa forma de transmissão de conhecimento foi se desenvolvendo com o passar dos anos e chegamos ao que temos hoje em dia, desde livros ilustrados, de dobradura, para colorir, até mangás, histórias em quadrinhos, dicionários e enciclopédias. E não além disso, o acesso a tais livros se dá de maneira cada vez mais fácil. Devemos fazer uso desse fácil acesso para obtermos cada vez mais conhecimento e isso definitivamente se aplica quanto ao aprendizado de um novo idioma.
Livros podem trazer diversos contextos e histórias marcantes, estimulando nosso cérebro a ter uma melhor memória espacial, imaginação e memória, pois sempre que lemos um livro, as imagens sobre as quais o livro se refere passam por nossa cabeça, estimulando nosso aprendizado de maneiras que poucas outras coisas conseguem.
Com os diversos estímulos que proporcionam, quando lemos um livro no idioma nativo, quadrinhos ou qualquer outra forma de ‘livro’ que se possa imaginar, não só estamos aprendendo, mas também estamos gravando e memorizando o aprendizado da língua de uma maneira que quase nenhum outro meio é capaz de alcançar.
Por mais que vídeos e séries sejam interessantes, nenhum outro meio de comunicação de informações consegue ser tão capaz quanto um livro de transmitir e gravar informações no leitor de maneira tão eficiente, principalmente quando estamos tentando aprender um novo idioma.