É natural?
Muitas vezes ficamos nos perguntando quando podemos realmente dizer que somos fluentes em uma língua, que conseguimos nos comunicar nessa língua, mas acima de tudo, como chegar nesse nível de fala, onde conseguimos nos comunicar livremente e nos expressar de maneira natural e coerente, sem demoras ou problemas em transmitir e receber ideias e conceitos.
Um idioma novo sempre é algo que nos preocupa enquanto estamos aprendendo, até o dia em que realmente precisamos utilizar, durante uma viagem, ligação ou e-mail do trabalho ou até mesmo em uma conversa no aeroporto ou algo semelhante. O que nos preocupa mais ainda é a dúvida de estarmos bons o suficiente para utilizar nossa outra língua durante essas situações e é aí que podemos realmente julgar nosso aprendizado.
Se quisermos, porém, garantir que nosso segundo idioma seja o mais natural possível e que possamos nos comunicar em todos os tipos de situações, devemos nos atentar sempre a pequenos detalhes que nem sempre nos são explicados em uma sala de aula, curso online, ou qualquer outro meio de ensino regularmente aplicado.
Precisamos sempre estar em contato com muitas pessoas falando essa língua constantemente, seja por músicas, vídeos, séries, talk shows ou até mesmo aplicativos de celular de conversa, mas devemos sempre ouvir e ler nessa língua estrangeira para que possamos melhorar de verdade.
Outro fator muito importante é a leitura e conhecimento da cultura de origem da língua. O espanhol, por exemplo, é um idioma falado em vários países, e por isso alguns termos são diferentes de região para região e podem causar sérios desentendimentos, por isso devemos nos atentar ao público com o qual iremos conversar e ter em mente os vocábulos corretos a ser utilizados.
Quando não temos conhecimento de vocábulos específicos ou expressões utilizadas por uma certa língua e região, falamos como completos estrangeiros e muitas vezes não conseguimos nos comunicar da maneira que gostaríamos. Nossas frases não têm o mesmo impacto e sentido, piadas não fazem sentido e ditos populares são um bicho de sete cabeças.
Se quisermos realmente ser proficientes em uma segunda língua, devemos focar principalmente em conseguirmos nos expressar de maneira natural, assim como compreender um diálogo, piadas, trocadilhos e tudo o mais, da maneira mais natural, sem esforço e suave possível, assim garantindo que você comunique 100% das ideias que pretendia passar naquela língua.
Aprender um idioma não é apenas saber algumas poucas palavras e frases memorizadas, um diploma na parede e um certificado de que terminou um curso; aprender um idioma é torná-lo parte de si, capaz de utilizar ele para se comunicar tão bem quanto em seu idioma materno ou ainda melhor. Não precisamos nos preocupar em estarmos bons o suficiente com um idioma ou não. Precisamos apenas nos fazer uma simples pergunta: É natural?