Inglês com Música?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas que estão aprendendo um novo idioma fazem: Podemos aprender inglês (ou qualquer outra língua) ouvindo música? E a resposta para essa pergunta infelizmente não é tão fácil quanto um simples sim ou não, pelo contrário, depende de muitas coisas que devem ser levadas em consideração para realmente se dizer que algo está sendo verdadeiramente aprendido/ensinado através de uma música.
A primeira coisa a qual devemos nos atentar é ao nosso nível. Músicas não são boas ferramentas para quem está nos primeiros estágios do aprendizado, principalmente as novas músicas famosas que temos hoje em dia. As músicas costumam ser muito rápidas, utilizar muitas gírias e expressões complexas e diversos tempos gramaticais, principalmente as músicas que mais tocam nas rádios hoje em dia. Levando isso em consideração, utilizar as músicas que você ouve no dia a dia no rádio para aprender inglês, caso você esteja apenas começando, é um grande ‘no’.
Depois do nosso nível, devemos nos atentar à gramática e contexto das músicas. Às vezes uma música pode trazer diversas expressões e vocabulários simples, que geralmente teriam um significado ‘x’, mas que dentro daquele contexto apresentam um significado ‘y’. Isso tem seus prós e contras. Além de nos mostrar diversas possibilidades de utilizar uma mesma construção ou vocábulo, também pode acabar nos confundindo quanto ao uso daquela gramática, ainda mais se já não tivermos prévio conhecimento na mesma.
E depois devemos sempre lembrar que nem todos têm a mesma facilidade em aprender ou compreender e interpretar contextos e textos quanto os outros, então enquanto uma música a primeira vista pode parecer ter um significado ‘x’, uma segunda leitura por alguém já proficiente na língua pode acabar mostrando um significado ‘y’ na mesma música, por ter verdadeiramente entendido o contexto das expressões. Algumas pessoas vão conseguir discernir os significados ocultos por trás das palavras e entender o motivo do seu uso com facilidade, já outras pessoas não terão tanta facilidade e isso pode apenas acabar complicando seu aprendizado.
Podemos concluir que aprender inglês com música não é impossível, mas não é uma tarefa fácil. É uma ferramenta muito mais útil para que já tem certo conhecimento e quer apenas aprimorar seu conhecimento de tal tema ou expressões, mas jamais como única maneira de aprendizado. São uma ótima maneira de aprender vocabulário, mas não gramática. Então devemos sempre nos atentar ao motivo pelo qual estamos utilizando aquela música e o que queremos aprender com ela, mas não podemos esperar que viremos um Shakespeare musical apenas lendo músicas da Taylor Swift ou Shawn Mendes.