Como superar o bloqueio de aprender um novo idioma
Quando começamos a aprender um novo idioma, a primeira coisa que nos vem a cabeça é a dificuldade em falar essa nova língua, o bloqueio que temos ao aprender, sempre pensamos nas milhões de vezes que tentamos falar uma palavra e sai completamente errado, e por isso acabamos desistindo de aprender uma nova língua, mas o que não entendemos é que isso não é nada mais do que parte do aprendizado.
Quando somos ainda crianças e aprendemos nossa primeira língua, cometemos erros um atrás do outro, principalmente na fala. Trocamos algumas letras por outras, sons, escrevemos errado e construímos frases que não fazem o menor sentido.
Quando aprendemos a escrever, por volta dos 5, 6 anos, escrevemos coisas sem sentido, muitas vezes completamente erradas e simples, sem a menor profundidade e sem nada a ser interpretado, apenas conteúdo \\\'preto no branco\\\' nítido, transmitindo apenas a mensagem que está escrita e nada mais, então quando estamos a aprender um idioma, não devemos nos preocupar em montar frases corretamente logo no começo, em saber falar corretamente, em entender o que falamos. Crianças não entendem o motivo de falarmos \\\'x\\\' e não \\\'y\\\', mas falam de tanto ouvir e ponto final.
Aprender um idioma funciona da mesma maneira, você não deve entender o motivo, aprender a estrutura, copiar a gramática, deve apenas repetir e tentar imitar o que está sendo falado e compreender os contextos em que as palavras são usadas. Com o tempo, o sentido virá naturalmente e você conseguirá se expressar corretamente, até mesmo dando múltiplos sentidos a uma mesma frase.
Aprender um idioma não é uma tarefa difícil, mas é uma tarefa demorada, que exige dedicação e a compreensão de que você não irá aprender com facilidade, que você irá cometer muitos erros e gafes, mas que no final, seu esforço finalmente o tornará fluente na língua que tanto deseja. Apenas após muito esforço e treino.