A origem do dia internacional da mulher
A verdadeira origem do Dia Internacional da Mulher é muito menos violenta do que realmente conhecemos. Geralmente aprendemos nas escolas e outros meios de comunicação que a data teria se originado devido à incêndios e repressões violentas contras as mulheres em incidentes de greve em fábricas têxteis na data de 08 de Março, mas nem a data estaria correta, nem os eventos teriam tudo qualquer influência na criação ou não do dia da mulher.
O Incêndio da Fábrica da Triangle Shirtwaist que teria tomado lugar no dia 08 de Março de 1911 e teria matado 126 mulheres e 23 homens, na verdade sequer ocorreu nesta data, além de os maiores beneficiários com este acontecimento terem sido o movimento operário americano e em pouca parte, o movimento feminista. O incêndio realmente ocorreu, mas no dia 25 de Março, às 17h, matando sim as mulheres e homens na fábrica, principalmente de origem italiana e judia, mas esse incêndio não teve o impacto que acredita-se ter tido.
Outra história contada por muitos países é também incêndios e protestos violentos nas fábricas têxteis nos Estados Unidos no ano de 1857, segundo autoras francesas em sua publicação na Union des Femmes Françaises, com a intenção de converter o dia da mulher em um dia das mães na URSS. Segundo as autoras Liliane Kandel e Françoise Picq, em sua publicação no jornal L\\\'Humanité, não há registros ou documentação que nada disso teria acontecido, em 1857, e que se trata apenas de uma história inventada para dar força ao movimento na URSS e França.
O Dia Internacional da Mulher começou de maneira muito menos grave e mais amistosa, e muito antes do que é ensinado normalmente. Em 1909 o Partido Socialista da América organizou o Dia da Mulher em 20 de Fevereiro como uma manifestação pela igualdade de direitos civis e principalmente o direito ao voto por parte das mulheres. O movimento teve repercussões pelo mundo e em 1913 a mulheres russas passaram a seguir o movimento do último domingo de fevereiro.
Antes disso ainda, durante as Convenções das Mulheres da Internacional Socialista, em Copenhagen, em 1910, definiram que a data deveria ser comemorada anualmente e internacionalmente, mas com uma data específica, ainda a ser definida.
No dia 8 de Março ( 23 de fevereiro no calendário gregoriano) de 1917 foi organizada uma manifestação na Rússia Imperial, com diversos protestos e contestações, que acabaria por fortalecer e se tornar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes o Dia da Mulher começou a ser comemorado na mesma data na Rússia e no bloco soviético.
E finalmente em 1975 o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido pelas Nações Unidas em mais de 100 países, um dia para lembrar que no passado as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens e passaram por muitos anos de lutas e conquistas, e que hoje podem desfrutar dos mesmos direitos e igualdade civil na sociedade moderna.