blog i top!

Saúde mental durante o isolamento social
20 Abr
Saúde mental durante o isolamento social

A incidência do coronavírus desperta uma preocupação justa e necessária: como manter a saúde mental em tempos de crise? Pode ser um desafio para muitas pessoas, mas algumas medidas simples podem ajudar e muito.

 

A recomendação de isolamento social, feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde), tem como objetivo diminuir o número de infectados pelo Covid-19. É uma medida importante, mas, infelizmente, pode trazer incertezas e inseguranças.

 

Se você está constantemente preocupado com o avanço da doença, sente medo e notou o desencadeamento ou aumento de ansiedade, este é o momento de buscar ajuda. É comum sentir angústia e, em alguns casos, até pânico, mas não podemos deixar que esses sintomas se tornem normais.

 

Qual o impacto do medo do coronavírus na saúde mental

Como tudo no mundo, a necessidade de quarentena espalha suas consequências e existem, pelo menos, três fatores que podem provocar efeitos psicológicos negativos:

 

1. Problemas com a produtividade

 

Há um consenso na psicologia que indica uma ligação direta entre se sentir útil e fortalecer a barreira contra ansiedade e depressão. Logo, como a grande maioria dos colaboradores está aprendendo na marra como trabalhar de casa, é comum se sentir menos produtivo.

 

Isso acontece porque nosso subconsciente entende o lar como um ambiente propício para descanso e recompensas imediatas, como comer besteiras a qualquer momento, maratonar séries ou deitar-se para descansar.

 

Também por esse motivo, muitas pessoas tendem a desenvolver distúrbios alimentares, oscilações de sono e dificuldades para executar uma boa gestão de tempo.

 

A situação fica ainda pior se ligarmos a necessidade de sentir útil com as demissões que alguns profissionais enfrentam. Neste caso, os impactos do coronavírus na saúde física e emocional ficam ainda mais preocupantes.

 

2. A diminuição do contato social nos deixa vulneráveis

 

Talvez este seja o impacto mais comum do isolamento social em nossas vidas.

 

Estudos indicam que pessoas com conexões sociais mais fortalecidas ficam mais felizes. Isso significa que manter o contato com amigos, colegas de trabalho e familiares impacta diretamente em como nos sentimos.

 

3. Informação em excesso é desgastante

 

Não tem para onde correr! Todos os meios de comunicação fizeram adaptações para manter a população bem informada. Este é um ponto crucial para evitar o alastramento desenfreado do Covid-19, mas não ler sobre nenhum outro assunto pode acabar te sufocando.

 

Reflita sobre a quantidade de informação que sua cabeça precisa absorver. O excesso de notícias ruins pode gerar pânico em você. É muito importante você se informar, mas reserve um tempo para ler livros, praticar um hobby, se exercitar, etc.

 

Entenda: vivemos um momento instável e repleto de incertezas. É preciso aprender a lidar com isso.

 

O que podemos fazer pela nossa saúde emocional

 
  1. Organize sua rotina

Liste todas as suas atividades do dia. Assim, você visualiza sua agenda, estabelece suas prioridades e se dedica melhor a cada uma delas. Lembre-se que quando falamos sobre os cuidados com sua saúde física e emocional incluímos também atividades de lazer.

 

Aproveite seu tempo para adquirir novas habilidades. Faça cursos online, participe de webinars para desenvolvimento pessoal e profissional. Invista esse tempo em sua evolução pessoal!

 
  1. Use a tecnologia para ser comunicar durante o isolamento

 

Faça vídeo-chamadas com seus amigos e familiares. Combine web encontros com as pessoas que você costuma sair. Determinem juntos um horário bom para que todos participem e conversem. Esqueça por um momento das dificuldades e foque em estreitar seus laços. Permanecer unido é o melhor remédio contra a distância.

 
  1. Cuide com carinho da sua mente

 

Manter sua saúde física e emocional é uma missão sua, portanto, faça isso com carinho e dedicação total. Identifique os gatilhos da sua mente e aprenda a se desligar do que não está contribuindo com seu bem-estar.

 

Na Itop Idiomas nos preocupamos com o bem-estar dos nossos estudantes e por isso gostamos sempre de compartilhar com consciência sobre estos temas tão importantes durante este tempo que estamos vivendo. 

 

Se você gostaria de aproveitar seu tempo durante o isolamento, aprender uma língua nova faz muito bem para a saúde e porque não para o crescimento profissional e pessoal, então venha para a ITOP Idiomas e faça uma aula experimental online de inglês, espanhol, italiano ou francês com os melhores profissionais da região. 


 

I Top Idiomas 2017